Image

Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais é homologado em reunião do Conselho Estadual de Educação.

Sala virtual do Evento

Image

Referência

Image
 


Acesso ao Parecer nº192/SEE/CEE -PLENÁRIO/2021 - aprovado em 31.3.2021 - Manifesta-se sobre  Referência de Ensino Médio  do Sistema de Ensino do Estado de Minas Gerais.
Parecer nº 192/2021, do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, manifestando-se favorável à homologação do Currículo Referência do Ensino Médio do Sistema de Ensino do Estado de Minas Gerais (CREM) foi apreciado e aprovado em reunião extraordinária do Plenário no dia 7 de abril de 2021. Após a manifestação do Conselho, a Secretária de Estado de Educação, Júlia Sant´Anna, confirmou a homologação.


O documento foi entregue aos conselheiros em 4 de novembro de 2020 e após as interações e solicitações da Comissão de Acompanhamento da Implantação do Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais, a versão atualizada foi aprovada.


A Comissão Especial em sua composição final foi integrada por Felipe Michel Santos Araújo Braga, Girlaine Figueiró Oliveira, Ivonice Maria da Rocha, Juliana de Carvalho Moreira, Jussara Maria de Carvalho Guimarães e Lucas Fernandes Hoogerbrugge – Conselheiros do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais; Anna Carolina Peragallos Correa – da Coordenação de Normas e Legislação do CEE; Renato Lopes – da Superintendência Executiva do CEE; Enilda Costa Fagundes e Cláudia Márcia Cunha Ribeiro – da Superintendência Técnica do CEE; Ermelindo Martins Caetano – pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (UNDIME); Galdina de Souza Arrais – pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME); Iara Félix Pires Viana, Guiomar Timóteo Coura, Letícia Silva Palma e Eduardo Henrique Pereira – pela Secretaria de Estado de Educação; e Kátia Madureira Oliveira Lança – pelo Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SINEP), tendo sido presidida pelo primeiro, com o objetivo de acompanhar a implantação do Currículo do Ensino Médio de Minas Gerais, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


O Currículo, que foi elaborado por uma equipe de redatores que são professores das redes de educação de Minas, traz uma série de novidades que visam a tornar essa etapa de ensino mais atraente para os estudantes, colaborando para evitar a evasão e garantir mais qualidade na formação desses jovens. Sua implementação será normatizada por Resolução a ser publicada pelo Conselho e por normativas específicas e complementares. A homologação do Currículo Referência é um dos passos para a implementação do Novo Ensino Médio em Minas Gerais, conforme a Lei Federal nº 13.415.


O vice-presidente do Conselho e Presidente da Comissão, Felipe Michel Braga, realçou a participação coletiva das instituições públicas e privadas: a Secretaria, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (UNDIME), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Minas Gerais (Uncme/MG), o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG), e a leitura crítica de especialistas de Instituições de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais e do Instituto Reúna. Nas suas palavras, “foi um esforço sobre-humano para construir e entregar um Currículo e um Parecer dignos de serem aprovados neste Conselho, um Currículo apto a responder às altas necessidades e expectativas que o Sistema de Ensino do Estado tem para essa etapa de ensino”.


A presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG), Zuleica Reis Ávila, considerou o momento histórico. A homologação, segundo ela, vai dar ao estado ainda mais relevância como exemplo a ser seguido na educação do país. “Desde 2018 que a gente vem caminhando, procurando estar presente e fazer parte do contexto ‘entre redes’. Porque não é cada um por si na sua rede, estamos todos incluídos”, disse, ao destacar que o documento traz as diretrizes para a escola pública estadual, municipal e também, a particular.


O Currículo Referência do Ensino Médio de Minas também foi elogiado pelo vice-presidente da Undime-MG, Conselheiro Sérgio Luiz Nascimento. Para ele, a construção das diretrizes possibilitou “integração entre projeto e desejo, encontrando consonância com exequibilidade”. Da mesma forma, a diretora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Minas Gerais (Uncme/MG), Galdina de Souza Arrais, considerou que trata-se de um divisor de águas: “Vamos viver um tempo novo em Minas”.


Fernando Wirthmann Ferreira, Coordenador-Geral de Ensino Médio, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, parabenizou os envolvidos e realçou a importância da atuação de Minas Gerais no cenário nacional. Para ele, é rica a contribuição do Estado de Minas Gerais na discussão e com a homologação, soma-se às cinco unidades da federação que já homologaram seus Currículos de Ensino Médio: Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba e São Paulo. Em nome do Ministério da Educação, reafirmou o compromisso de dar continuidade ao trabalho colaborativo na sequência à homologação.


A Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Geniana Guimarães Faria, classificou o Currículo Referência de Minas Gerais como uma etapa fundamental na trajetória de melhoria do Ensino Médio. Segundo ela, a homologação é um momento de esperança e alento, que permite ter um fio condutor para o desenvolvimento e condução das políticas pedagógicas do estado. “Pensar em um currículo que abarca todos os estudantes, de todas as Minas, independente de rede e de localização geográfica, isso muito nos engrandece”, destaca.


Em sua fala durante a reunião, realizada de forma on-line, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, destacou que o documento é um direcionador para o estado, considerando que o Currículo Referência do Ensino Médio foi construído com a contribuição de muitas mãos e é um marco histórico. Ela enfatizou que o momento é um elo fundamental, a ser comemorado, para dar sequência na parte mais desafiadora e importante, a implementação do Novo Ensino Médio em Minas Gerais.


O presidente do Conselho Estadual de Educação, Hélvio Teixeira, celebrou a homologação do Currículo Referência do Ensino Médio, que agora se junta ao Currículo Referência da Educação Infantil e Ensino Fundamental, aprovado anteriormente. Para ele, ambos darão norte à educação mineira. “As mudanças na educação tem um horizonte mais longo. Por isso, esses resultados vão ser percebidos ao longo do caminho”.

 

Rua Rio de Janeiro, 2418

Bairro Lourdes

Belo Horizonte / MG - CEP 30160-042

Telefone: (31) 3071-4750

Temos 75 visitantes e Nenhum membro online