CEE-MG participa de seminário sobre formação docente e formalização da Rede Mineira de Formação de Professores

Evento reuniu instituições de ensino superior para discutir estratégias e fortalecer articulação interinstitucional

 

O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) participou, na última terça-feira (28), do seminário "Espaços Comuns de Formação de Professores da Educação Básica", parte do evento ""Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica", promovido pelo Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes), no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O evento, que faz parte de uma série de atividades programadas entre os dias 27 e 28 de janeiro, reuniu gestores, pesquisadores e representantes de instituições de ensino superior para discutir estratégias voltadas à formação de professores e consolidar a Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica.

A programação incluiu, no dia 27 de janeiro, a assinatura do Protocolo de Intenções entre as instituições vinculadas ao Foripes, formalizando a Rede Mineira de Formação de Professores como uma iniciativa voltada ao desenvolvimento de políticas institucionais e interinstitucionais que promovam a valorização da docência e o fortalecimento da educação básica como um bem público.

Entre os convidados, o professor António Nóvoa, emérito da Universidade de Lisboa e titular da Cátedra Fundep/Ieat Magda Soares de Educação Básica, abordou desafios estruturais da docência no Brasil, como a evasão nos cursos de licenciatura e a fragmentação dos processos formativos. Para ele, a articulação entre universidades, escolas e redes de ensino é fundamental para superar essas questões: "Precisamos de uma formação de professores que desenvolva e reforce a cultura colaborativa, que desenvolva e reforce o conhecimento docente e que desenvolva e reforce o compromisso público com os professores", afirmou.

A professora Carmen Teresa Gabriel, coordenadora do Complexo de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentou a experiência da instituição na construção de espaços integrados de formação docente, destacando a importância da parceria entre universidades e escolas.

Representando o CEE-MG no evento, a Assessora de Colaboração Institucional, Sara Vitral, destacou a relevância da Rede Mineira e o compromisso do CEE-MG com a valorização da docência. “O CEE-MG tem como missão promover a excelência da educação em Minas Gerais, com qualidade e equidade para todos. Para garantia desse direito, é basilar que tenhamos professoras e professores bem formados e valorizados. Por isso, a consolidação de uma Rede Mineira de Professores da Educação Básica é um passo fundamental na construção do país que queremos. O CEE-MG parabeniza a iniciativa e se coloca à disposição para contribuir, como espaço com competências normativas e regulatórias, mas também de diálogo e construção coletiva”, afirmou.

Como órgão consultivo e normativo, o CEE-MG acompanha e analisa políticas de formação docente, contribuindo para a construção de diretrizes que qualifiquem a educação em Minas Gerais.

Rua Rio de Janeiro, 2418

Bairro Lourdes

Belo Horizonte / MG - CEP 30160-042

Telefone: (31) 3071-4750

Temos 62 visitantes e Nenhum membro online