CEE-MG acompanha lançamento de edital para expansão do acolhimento a dependentes químicos

Atuação em rede é fundamental para fortalecer o acolhimento e a reinserção social, destaca representante do Conselho

Representantes do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) participaram, na última quarta-feira (29), da cerimônia de lançamento do edital de credenciamento do Programa Rede Complementar, promovida pelo Governo de Minas na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Estiveram presentes no evento Anna Carolina Peragallos Corrêa, Assessora da Presidência, e Sara Vitral Rezende, Assessora de Colaboração Institucional. A iniciativa prevê a ampliação da oferta de acolhimento voluntário em comunidades terapêuticas, dobrando o número de vagas em 2025 e alcançando um crescimento de 424% até 2026.

Durante o evento, o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões, destacou que a ampliação da capacidade de atendimento é uma medida fundamental tanto para a segurança quanto para a saúde pública, reforçando a necessidade de uma abordagem integrada no enfrentamento da dependência química. A subsecretária de Políticas sobre Drogas, Fabiane Rodrigues, enfatizou que a expansão da rede busca garantir um atendimento mais acessível e fortalecer a estrutura de acolhimento.

Anna Peragallos, assessora da Presidência do CEE-MG, ressaltou a importância da articulação intersetorial na implementação de políticas públicas voltadas ao acolhimento. “Muito interessante o destaque da importância da atuação em rede na implementação de políticas públicas. No caso do atendimento a dependentes químicos, uma atuação em rede permite uma abordagem mais ampla, integrada e eficaz para lidar com um problema tão complexo. A atuação conjunta ajuda a desmistificar e reduzir o estigma em torno do uso de drogas e das pessoas que passam por esse tipo de problema. Isso facilita o processo de busca por ajuda e apoio, tanto por parte dos usuários quanto de suas famílias”, afirmou.

 

Ao final da cerimônia, foram entregues certificados de saberes e habilidades profissionais a pessoas atendidas pelas comunidades terapêuticas, ação que demonstra a importância da educação no processo de reabilitação e reinserção social. Recuperar o vínculo com o ensino ou com a formação profissional pode ser decisivo para que pessoas em acolhimento reconstruam suas trajetórias e ampliem suas perspectivas de futuro.

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