'Prata da Casa': encontros mensais promovem comunidade de aprendizagem no Conselho Estadual de Educação

O projeto de capacitação 'Prata da Casa' do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) tem se destacado como um espaço privilegiado para o intercâmbio de conhecimentos e promoção de uma comunidade de aprendizagem entre os servidores e Conselheiros. Agendado para a próxima sexta-feira, dia 12 de abril de 2024, o próximo encontro formativo promete oferecer mais uma oportunidade de enriquecimento profissional aos servidores da instituição.

Iniciado em outubro de 2023, o 'Prata da Casa' foi concebido em colaboração entre os servidores do setor de Recursos Humanos, com o apoio da Superintendência Executiva do CEE-MG. Segundo Wilma Faria, uma das idealizadoras do projeto, “a iniciativa destaca a excelência de nossos servidores ao abordar temas de relevância para a educação e a sociedade, influenciando positivamente a mudança de postura e fortalecendo a eficácia do sistema educacional". Atualmente, a ação de capacitação é coordenada conjuntamente pela área de RH e pela Coordenação de Ações Estratégicas do Conselho, alinhando-se às ações previstas no Plano de Gestão e Desenvolvimento do CEE-MG.

Os encontros mensais têm como objetivo promover a troca de experiências e o compartilhamento de saberes entre os participantes. Com temas pertinentes ao contexto educacional, as sessões formativas refletem a diversidade de conhecimentos e experiências presentes no CEE-MG. Desde o primeiro encontro até o mais recente, diversos temas têm sido abordados, proporcionando reflexões importantes para o desenvolvimento profissional dos servidores.

O encontro inaugural ocorreu em 31 de outubro de 2023, com o servidor Eduardo Maggi. Eduardo é Analista de Sistemas, com ênfase em Sistema de Informação. Além de compartilhar conhecimentos específicos sobre Compliance e ESG, adquiridos em seu MBA em Governança e Compliance, Eduardo trouxe reflexões importantes sobre as possibilidades de aplicação dos princípios de ESG no contexto do Conselho Estadual de Educação.

Na segunda formação, realizada em 1º de dezembro de 2023, a Conselheira Bruna Morato Israel, que possui vasta experiência na área educacional e é especialista em Inspeção Escolar, apresentou a realidade da organização e as perspectivas atuais para a educação especial em Minas Gerais.

Abrindo as atividades de 2024, o terceiro “Prata da Casa” ocorreu em 9 de fevereiro, com a participação da servidora Maria Goretti da Silva Barros. Graduada em Nutrição e com especialização em Gestão Pública, Maria Goretti compartilhou os resultados de seu Trabalho de Conclusão, abordando a relevância da gestão da informação na administração pública, demonstrando como sua eficiência pode impactar positivamente a prestação de serviços e o cumprimento das demandas no setor público.

Já no quarto encontro, ocorrido em 14 de março de 2024, o Conselheiro Marcus Vinícius Neves de Araújo abordou o tema "Interseções do habitar: corpo, espaço e arquitetura escolar". Com vasta formação e experiência nas áreas de Geografia, Pedagogia e Gestão Escolar, Marcus trouxe reflexões sobre como as decisões de design e arquitetura escolar refletem valores culturais, sociais e pedagógicos, influenciando diretamente a maneira como o ensino e a aprendizagem ocorrem dentro desses espaços.

Lucas Evêncio será o convidado para a próxima sessão, agendada para o dia 12 de abril. O servidor é graduado em Administração Pública e em Letras, possui especialização em políticas públicas, gestão pública e gestão escolar, além de ser mestrando em Administração Pública pela Universidade do Minho e em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, em Portugal. Lucas abordará o tema “Avaliação Externa de Escolas”.

As edições anteriores do 'Prata da Casa' estão disponíveis no Youtube do Conselho Estadual de Educação, e podem ser acessadas por meio do link: https://www.youtube.com/@cee-mg-conselhoestadualdee8111/streams

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rua Rio de Janeiro, 2418

Bairro Lourdes

Belo Horizonte / MG - CEP 30160-042

Telefone: (31) 3071-4750

Temos 385 visitantes e Nenhum membro online