Conselho Estadual de Educação prioriza gestão de pessoas e planejamento estratégico para fortalecimento institucional

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, o Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG) realizou, de forma virtual, sua segunda reunião gerencial do ano de 2024. O objetivo principal do encontro foi discutir questões prioritárias da instituição, com destaque para a Gestão de Pessoas e o Planejamento Estratégico.

 

O presidente do CEE/MG, Felipe Michel Braga, iniciou a reunião enfatizando a importância da colaboração de todos. "Na área da educação, é frequentemente citado que 'a sala de aula é sempre mais inteligente do que o aluno mais inteligente da sala'. Precisamos aproveitar essa inteligência coletiva", destacou, ressaltando a importância do trabalho em equipe e da construção coletiva para o desenvolvimento institucional.

Durante o encontro foram apresentados os novos servidores que compõem a equipe do CEE/MG, bem como divulgado o calendário interno para o ano de 2024, com as ações prioritárias e detalhamento dos eventos, reuniões e atividades planejadas para o período. Além disso, foram discutidas as diretrizes para as reuniões estratégicas de gestão de pessoas, com destaque para a elaboração do Plano de Gestão do Desenvolvimento Individual (PGDI), documento fundamental que orienta o processo de Avaliação de Desempenho e promove a comunicação e o feedback entre chefias e servidores.

Ainda no contexto da gestão de pessoas, foi destacada a importância do diálogo aberto e da escuta ativa, bem como o fornecimento de feedback construtivo entre os servidores. "Mudar a cultura organizacional é uma possibilidade real, porém demanda esforços individuais significativos", afirmou Sara Vitral, assessora estratégica do CEE/MG. "Para o Conselho Estadual de Educação, essa é uma prioridade estratégica. É uma oportunidade única poder construir uma instituição que realmente se preocupa com as pessoas, um ambiente seguro para expressar preocupações e sugerir melhorias. Isso é algo raramente encontrado em organizações e a presidência do Conselho tem dado prioridade estratégica a esse espaço", acrescentou.

Outro ponto importante da reunião foi o planejamento estratégico decenal do CEE/MG, construído de forma colaborativa pelos servidores, com o suporte da Fundação João Pinheiro. Na etapa inicial da construção foi definida a identidade institucional do Conselho, incluindo sua missão, visão e valores, além da elaboração dos objetivos estratégicos e indicadores de progresso. A próxima etapa consistirá na elaboração dos projetos estratégicos para os próximos dez anos. Este planejamento é fundamental, não apenas para proporcionar transparência à sociedade sobre as atividades do Conselho, mas também para assegurar que os servidores estejam alinhados com os objetivos da instituição.

Felipe Michel Braga, presidente do CEE/MG, reforçou a importância das pessoas na condução dos processos, ressaltando a colaboração na construção do planejamento estratégico e o desenvolvimento individual dos servidores como aspectos essenciais para o sucesso da instituição. A elaboração do planejamento estratégico do Conselho Estadual de Educação é uma iniciativa fundamental para guiar suas atividades nos próximos anos. Esse esforço colaborativo contribui para fortalecer a instituição, além de reafirmar seu compromisso com a sociedade e os cidadãos.

Rua Rio de Janeiro, 2418

Bairro Lourdes

Belo Horizonte / MG - CEP 30160-042

Telefone: (31) 3071-4750

Temos 175 visitantes e Nenhum membro online