Eleita a nova Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais

Em uma Reunião Plenária Extraordinária realizada nesta sexta-feira (3/5), às 12h, o Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG) elegeu Girlaine Figueiró Oliveira como a nova Vice-Presidente, em uma decisão unânime. O evento ocorreu de maneira virtual, devido às medidas de teletrabalho estabelecidas pela Portaria CEE Nº 12, de 18 de outubro de 2023. Dentre os participantes estavam os Conselheiros Andréa Cristina Dungas Santos, Dirce Efigênia Brito Lopes e Oliveira, Emerson Luiz de Castro, Hélvio de Avelar Teixeira, Ivonice Maria da Rocha, Juliana de Carvalho Moreira, Kátia Liliane Alves Canguçú, Luciano Sathler Rosa Guimarães, Maxwell Boaventura Barbosa, Paulo Leandro de Carvalho, Sérgio Luiz Nascimento e Wagner Silveira Rezende. A eleição seguiu as normas regimentais do CEE/MG e marca um momento significativo para a continuidade das atividades do Conselho, sob a liderança do presidente, Felipe Michel Braga. O mandato da nova Vice-Presidente terá duração até dezembro de 2025.

Durante a reunião, o Presidente Felipe Michel Braga expressou sua gratidão à vice-presidente anterior, Zuleica Reis Ávila, destacando sua contribuição para a educação pública e privada: “registro meu muito obrigado à Conselheira Zuleica. Foi um privilégio ter ela por perto, uma honra ter ela ao lado. Uma excelente professora, uma excepcional profissional. Ela decerto continuará contribuindo para a educação pública e privada no exercício diário de lutar em prol da educação, especialmente para o nosso povo mineiro, e nossos caminhos permanecerão entrelaçados", afirmou. Em seguida, deu as boas-vindas à nova vice-presidente, Conselheira Girlaine Figueiró, enfatizando o entusiasmo em colaborar para a melhoria da educação em Minas Gerais: "dou as boas-vindas à Conselheira Girlaine ao cargo de vice-presidente, entusiasmado com o que poderemos construir juntos, na consolidação da missão e visão do órgão, na liderança dos nossos pares e com o objetivo de contribuirmos com parceiros externos, do governo e da sociedade civil, para a melhoria da educação estadual. Nosso propósito é garantir o direito à educação em Minas Gerais, com segurança jurídica e confiança para a comunidade escolar. É uma alegria contar com você compartilhando esse desafio”, declarou o Presidente.

Girlaine Figueiró Oliveira, que já exerceu o cargo de Vice-Presidente do CEE/MG em 2022, possui uma vasta experiência na área educacional. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializou-se em Gestão Estratégica em Instituições Educacionais pela Faculdade Promove (FPBH) e obteve o título de Mestra em Educação e Docência pela UFMG em 2019. Desde 2008, atua como Analista Educacional, Pedagoga e servidora pública de carreira da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). No Conselho Estadual de Educação (CEE-MG), ingressou em 2018, desempenhando funções na Coordenação de Normas e Legislação, e atualmente ocupa o cargo de assessora na Superintendência Técnica. Além disso, possui uma ativa participação como conselheira, sendo presidente da Câmara de Planos e Legislação (CPL) e vice-presidente da Câmara de Ensino Médio. É também membro suplente do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (ConsFUNDEB-MG) e da Comissão de Educação do Campo da SEE-MG. Desde 2020, integra a Frente de Trabalho do Novo Ensino Médio e o Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação (FONCEDE).

A Vice-Presidente eleita expressou sua gratidão e compromisso com a nova função: "É marcante e honroso para mim eleger-me pela segunda vez vice-presidente, ao lado de um educador como nosso Presidente Felipe, por quem tenho profunda admiração e respeito." Além disso, agradeceu aos Conselheiros e servidores, ressaltando a confiança depositada em sua trajetória e trabalho: "Já agradeci aos Conselheiros (as) e por aqui, agradeço aos servidores, que com grande generosidade, confiam na minha trajetória e no meu trabalho, para desempenhar tão nobre função”, declarou. Consciente da responsabilidade que assume, ela reafirmou seu compromisso em exercer suas funções com ética e respeito, trabalhando em colaboração com todos os envolvidos, em prol do Sistema de Ensino de Minas Gerais.

O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais expressa sua sincera gratidão aos servidores, conselheiros, presidentes e vice-presidentes que contribuíram para o fortalecimento do CEE/MG ao longo dos anos. É graças ao comprometimento e à dedicação desses profissionais que o Conselho tem alcançado seus objetivos e desempenhado um papel fundamental na promoção da educação no estado. Com a chegada da nova vice-presidente, espera-se que a gestão continue progredindo na construção de uma educação de qualidade, valorizando a equidade e a diversidade, alinhada aos princípios e diretrizes estabelecidos em sua missão institucional.