Conselho Estadual de Educação prossegue na elaboração de seu Planejamento Estratégico 2024-2033

Nos dias 8 e 9 de maio, o Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG), em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP), promoveu a 5ª e 6ª Oficinas de Planejamento Estratégico. O evento teve como objetivo dar continuidade à elaboração do Planejamento Estratégico Decenal, que definirá as diretrizes do órgão para o período de 2024 a 2033. Sob a Coordenação de Ações Estratégicas do CEE-MG e com a colaboração de especialistas da FJP, o programa incluiu oficinas de planejamento e capacitações em Gestão de Pessoas, Liderança, Gestão do Tempo e Gestão de Conflitos, com foco nas técnicas de Comunicação Não-Violenta (CNV), destacando a importância de habilidades interpessoais e de gestão no fortalecimento organizacional. As capacitações foram conduzidas por Mônica Moreira Esteves Bernardi, Vice-Presidente da Fundação João Pinheiro, Mauro César da Silveira, Assessor Técnico da Presidência, e Lara Farah Valadares, Gerente de Formação Continuada e Executiva da FJP.

Resultado de um intensivo processo de reflexão e debate colaborativo entre os servidores, o Planejamento Estratégico estabelece os objetivos prioritários do CEE-MG para o próximo decênio e define os projetos que serão implementados para potencializar a efetividade das ações do Conselho. As atividades destacaram a importância do desenvolvimento pessoal e da cooperação, reconhecendo tanto o desenvolvimento individual dos servidores quanto a colaboração como elementos-chave para o sucesso do órgão.

Durante os encontros, foi apresentado o Mapa Estratégico do Conselho, que articula os objetivos estratégicos em quatro áreas principais: sociedade, resultados, processos internos e suporte. Esse documento é fundamental para a implementação eficaz da estratégia do CEE-MG, garantindo que todas as ações sejam sistematicamente alinhadas e coordenadas. A definição explícita dos objetivos facilita a internalização das metas pela equipe, promovendo um esforço unificado e produtivo. Além disso, o Mapa Estratégico otimiza o uso de recursos e assegura que as atividades estejam em conformidade com as demandas institucionais e as expectativas da sociedade.

O Planejamento Estratégico está sendo delineado para impulsionar o desenvolvimento do Conselho por meio da implementação de mudanças significativas na cultura organizacional. Este processo de transformação aprimora as operações internas e eleva a qualidade dos serviços prestados, resultando em impactos positivos e tangíveis para o Sistema de Ensino de Minas Gerais.

Como o instrumento está sendo pactuado para o período de dez anos, Sara Vitral, Coordenadora de Ações Estratégicas do CEE-MG, enfatizou a importância de se adotar uma abordagem dinâmica para garantir que o documento seja eficaz e se mantenha relevante ao longo do tempo: “Muitas vezes, as organizações fazem planejamentos que ficam engavetados. A escolha pela construção coletiva deste Planejamento foi uma aposta intencional, com o objetivo de que o Planejamento faça sentido para todos nós, que compomos a instituição, hoje e nos próximos anos, por ter sido construído em conjunto, e por termos sido capacitados nesse processo. Queremos nos perceber em cada objetivo estratégico, entendendo como nossas ações cotidianas podem contribuir para o alcance da estratégia organizacional, sendo nosso propósito maior ‘Garantir o direito à educação em Minas Gerais’, afirmou Sara Vitral.  

Por meio deste processo dinâmico e coletivo, o Conselho Estadual de Educação responde às demandas educacionais atuais e se prepara para os desafios futuros. Este compromisso permanente com a melhoria do sistema educacional é fortalecido pela colaboração estratégica com outros órgãos e a sociedade, numa busca contínua por uma educação de qualidade em Minas Gerais.

 

Rua Rio de Janeiro, 2418

Bairro Lourdes

Belo Horizonte / MG - CEP 30160-042

Telefone: (31) 3071-4750

Temos 519 visitantes e Nenhum membro online