O Superintendente Executivo do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG), Ângelo Viegas de Carvalho Ruas, representou o órgão durante a XLVI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselhos de Educação (CODISE), realizada conjuntamente com a Reunião do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (FONCEDE) - Região Centro-Oeste, nos dias 23 e 24 de maio, na cidade de Cuiabá, Mato Grosso.
O propósito central das reuniões foi discutir as práticas e demandas atuais da educação, facilitando a troca de experiências entre os conselhos participantes. As atividades foram coordenadas pela presidente do CODISE, professora Otília Tatiana de Cácia da Conceição Ferreira, e pela vice-presidente do FONCEDE Centro-Oeste, professora Celi Correa Neres.
Dentre os tópicos discutidos no evento, destacaram-se os avanços e inovações na política educacional do estado do Mato Grosso, com ênfase na Educação Básica e Profissional. Houve também debates sobre a implementação da Educação em Tempo Integral no Estado do Paraná, abordando matrizes curriculares e projetos como o Jovem Protagonista e Aulas Temáticas. Uma representante do Ministério da Educação trouxe reflexões sobre inclusão e diversidade no direito à educação, relacionadas às políticas de educação especial na perspectiva inclusiva.
Outros temas incluíram o papel dos Conselhos Estaduais e Distritais nas políticas públicas de educação, o Itinerário Formativo Profissional articulado à aprendizagem profissional, e experiências práticas com Educação a Distância. Além disso, o Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (FONCEDE) e Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEE/RJ), Ricardo Tonassi, apresentou a palestra “Regulamentação e implementação do Ensino Médio frente à aprovação de sua reformulação no Congresso Nacional”.
Para Ângelo Viegas, a participação do CEE-MG no evento foi fundamental para a troca de experiências entre os conselhos de Educação e instituições parceiras convidadas de todo o país. O superintendente ressaltou a importância destes encontros: “debates sobre temas atuais são essenciais para prezar pela qualidade da educação brasileira. Eventos desta magnitude, com a presença de educadores e especialistas, potencializam as articulações das políticas públicas educacionais, além de promoverem os planejamentos, as execuções e os direcionamentos para o fortalecimento do sistema normativo, o aprimoramento da qualidade do ensino em todos os níveis, do fundamental ao superior em âmbito nacional, bem como a transformação sustentável através da educação, afirmou Ângelo.
Sobre o CODISE
O CODISE, órgão de representação de Diretores e Secretários dos Conselhos de Educação, busca integrar as administrações, fortalecer relações institucionais, promover intercâmbio de experiências, discutir questões técnico-administrativas, divulgar iniciativas legais e procedimentos, qualificar procedimentos tecnológicos e modernizar atividades, com foco na ética nos serviços prestados. O Colegiado reúne-se ordinariamente em Plenária duas vezes por ano e, extraordinariamente, por convocação do presidente ou por iniciativa de, no mínimo, um terço dos seus membros.