Diálogo e Aprendizado: CEE-MG no XVI Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular

De 5 a 7 de junho de 2024, o Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes, São Paulo, é palco do XVI Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP). Organizado pela Linha Direta e promovido pelo Brasil Educação – Fórum Brasileiro da Educação Particular, o evento em formato híbrido reúne importantes líderes do setor para discutir "Políticas Públicas Educacionais: Soluções Criativas e Inovadoras para um Novo Brasil".

Felipe Michel Braga, presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG), está presente no encontro e destacou a importância do evento: "Este congresso, em sua 16ª edição, reúne as principais organizações do ensino superior privado no país, em articulação com representantes do governo e da sociedade civil. É uma oportunidade de discutir as políticas públicas e as principais inovações do setor, com destaque para os programas de acesso e permanência. Pelo CEE-MG, estaremos em diálogo, aprendendo sempre e promovendo nosso Estado de Minas Gerais no desenvolvimento das nossas instituições educacionais."

Luciano Sathler, Conselheiro  do CEE-MG,  Celso Niskier, Presidente da ABMES e Secretário Executivo Brasil Educação e Felipe Michel Braga, presidente do CEE-MG

A abertura oficial contou com a presença de Marta Abramo, Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES/MEC). No primeiro dia, houve um talk-show para debater as políticas públicas e o papel do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) no fortalecimento do sistema educacional.  O debate foi coordenado por Celso Niskier, diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e secretário executivo do Brasil Educação. Paulo Henrique Pereira, Secretário Executivo do CDESS, e Débora Guerra, Vice-Presidente da ABMES e ex-conselheira do CEE-MG, também contribuíram para as discussões.

Débora Guerra, Vice-Presidente ABMES e ex- Conselheira no CEE-MG, Felipe Michel Braga, presidente do CEE-MG e Valseni Braga, membro do CNE e ex-Conselheiro no CEE-MG

Durante os três dias, temas como internacionalização da educação superior, integração entre educação básica e superior, além de desafios da educação a distância e profissional, estão sendo discutidos. Renomados acadêmicos e profissionais participam dos painéis, proporcionando um diálogo enriquecedor sobre o futuro da educação no Brasil.

O CBESP consolidou-se como um evento de destaque para líderes educacionais e formuladores de políticas, criando um espaço para colaborações em busca de soluções inovadoras para os desafios da educação superior particular. Ao participar do encontro, o CEE-MG destaca seu compromisso com a promoção de uma educação superior mais inclusiva e inovadora.

Para acessar a programação completa do evento, visite cbesp.com.br/programacao-xvi-cbesp.

Assista às sessões ao vivo em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLYPZ7oAZYUbT-AzufI3wu37q1twGeTJKI