35 Anos da ANUP: CEE-MG participa de Audiência Pública que discute desafios e perspectivas do Ensino Superior Privado no Brasil

Felipe Michel Braga, presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG), representou o órgão na última terça-feira (2/7), em uma audiência pública da Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado Federal. O evento, que discutiu os desafios e perspectivas do ensino superior privado no Brasil, também marcou a celebração dos 35 anos da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP).

Crédito Foto: Agência Senado.

A ANUP reúne gestores de universidades, faculdades e centros universitários particulares, responsáveis por 5 milhões de alunos do ensino superior no Brasil. Solicitada pelo senador Flávio Arns, presidente da CE, a audiência destacou a importância da ANUP em promover um diálogo contínuo entre a sociedade civil e o Poder Público para o avanço da educação. Lideranças da ANUP, incluindo a presidente Elizabeth Guedes, o vice-presidente Juliano Griebeler, os tesoureiros Claudemir Souza e Francisco Carlos d’Emílio Borges, e a primeira-secretária Cláudia Andreatini, representaram a instituição no evento.

Felipe Michel Braga destacou a importância de colaboração entre os setores para o fortalecimento da educação: "Importante acompanhar e celebrar o fortalecimento de todas as instâncias envolvidas em educação no país, incluindo a iniciativa privada, o setor público e o terceiro setor. Há 35 anos, a ANUP atua de forma colaborativa, buscando incentivar a atuação responsável no ensino superior privado, coordenando esforços para prevenir as ações de agentes mal-intencionados e prestigiar a oferta educacional de alta qualidade".

O presidente do CEE-MG acrescentou: "Como mencionado pela presidente da ANUP, o Brasil carece de políticas adequadas e de uma normatização e fiscalização que impeçam a ação de agentes, na educação, movidos por interesses clandestinos, como especuladores ou estelionatários. Em prol da educação superior de qualidade, é fundamental que o Estado aja. E que, entre aqueles de boa conduta e responsabilidade, seja sempre explícita a convergência de valores, planos e ações. Desejo, neste momento, as felicitações e compartilho os parabéns para a ANUP, que segue comprometida nessa trajetória, concluiu Felipe Michel Braga.

Sobre a Audiência Pública

A Audiência Pública ocorreu de forma interativa, permitindo a participação dos cidadãos por meio do Portal e-Cidadania, e foi transmitida a partir do Plenário 15, localizado na Ala Senador Alexandre Costa. A íntegra da audiência pode ser acessada AQUI.

Fonte: Agência Senado.