Governo de Minas designa novos conselheiros para o CEE-MG

Mandato dos novos membros se estende até dezembro de 2027

O Governador do Estado de Minas Gerais designou novos membros para o Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG), que atuarão nas Câmaras de Educação Básica e Educação Superior até 31 de dezembro de 2027. A designação foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais desta quinta-feira (8) e segue as diretrizes estabelecidas na LEI DELEGADA nº 31, de 28/08/1985 e no DECRETO nº 44.627, de 28/09/2007.

Os conselheiros recém-designados têm a missão de contribuir para a elaboração de normativas educacionais e garantir a qualidade do ensino em Minas Gerais. O Conselho Estadual de Educação é constituído por vinte e quatro membros, nomeados pelo Governador do Estado, dentre pessoas de notório saber e experiência em matéria de educação, da seguinte forma: 50% (cinquenta por cento) de seus membros serão de escolha livre do governador e 50% (cinquenta por cento) serão escolhidos pelo Governador do Estado, a partir de listas tríplices apresentadas por instituições de ensino superior estaduais, como a UEMG e a UNIMONTES, além de entidades da sociedade civil relacionadas com a área de atuação do Conselho. A indicação e a nomeação dos membros serão específicas para cada uma das câmaras do CEE-MG.

O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais é um órgão normativo, deliberativo e de assessoramento, dedicado a promover a excelência na educação em Minas Gerais. Suas principais atribuições incluem a elaboração de normativas educacionais, a supervisão do cumprimento da legislação educacional e a promoção da cooperação entre a sociedade e órgãos afins para aprimorar a educação no estado.

Membros designados

Câmara de Educação Básica - Ensino Fundamental:

Câmara de Educação Básica - Ensino Médio:

Câmara de Educação Superior:

O presidente do CEE-MG, Felipe Michel Braga, expressou sua gratidão aos membros anteriores pelo compromisso e dedicação ao longo de seus mandatos e deu as boas-vindas aos novos conselheiros: "Agradeço a todos os conselheiros e conselheiras pelo trabalho em prol das resoluções, pareceres e consultas que fizemos juntos nos últimos anos. Acredito, firmemente, que demos importantes contribuições e orientações para o avanço da educação em Minas Gerais. Aos que foram designados para continuar, fica o compromisso de redobrada responsabilidade, com a oportunidade de irmos além de onde já chegamos. Com os que não foram reconduzidos, manifesto a confiança de que seguiremos contribuindo, de onde estivermos, em prol de políticas educacionais cada vez melhores e mais inclusivas, preparando nossas crianças e juventudes para impactar positivamente no mundo. O propósito do CEE-MG é garantir o direito à educação em Minas Gerais. Honramos esse objetivo e nos regozijamos com isto. Desejo que sigamos fazendo nossas histórias, em harmonia. Das maneiras que a vida nos permitir, o faremos juntos, nos anos que estão por vir", concluiu Felipe Michel Braga.

Com a designação dos novos membros, o CEE-MG renova seu compromisso com a excelência educacional e o desenvolvimento contínuo do Sistema de Ensino de Minas Gerais. Os novos membros assumem com a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho e promover avanços na educação do estado.