Maria do Carmo Menicucci de Oliveira

Maria do Carmo Menicucci de Oliveira, ex-conselheira do Conselho Estadual de Educação, teve uma carreira distinta na área da educação. Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) em 1973, ela aprimorou seus estudos com um mestrado pela Vanderbilt University Peabody College for Teachers em 1977 e um curso de especialização em Métodos e Técnicas em Educação Especial pela PUC-RJ em 1979. Maria do Carmo atuou como professora alfabetizadora e também lecionou em escolas particulares. Entre 1983 e 1990, foi professora de Pedagogia no IEMG e, de 1990 a 1993, serviu como Secretária Municipal Adjunta de Educação em Belo Horizonte, onde implementou o primeiro projeto de Educação Especial na rede municipal.

Na PUC-Minas, Maria do Carmo coordenou cursos de especialização em Educação Inclusiva de 2004 a 2008 e, de 2009 a 2011, geriu o curso de Educação Inclusiva à distância para profissionais da rede pública estadual. Ela também liderou o Núcleo de Apoio à Inclusão até 2015 e coordenou a Unidade de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa de 2016 a 2020, focando na formação de profissionais das APAEs mineiras e na produção de pesquisas sobre deficiência intelectual. Além disso, coordenou um projeto experimental sobre Educação ao Longo da Vida para pessoas com deficiência intelectual e múltipla em Minas Gerais.

Indicação: Câmara do Ensino Fundamental
Image

Josiane Felix dos Santos

Josiane Felix dos Santos é Especialista de Educação Básica de carreira, professora, cantora, poeta e atriz. Graduada em Pedagogia e Teologia com especialização em Psicanálise, iniciou sua carreira na educação pública em 2010, realizando rodas de contação de histórias no Centro de Internação Provisória - Dom Bosco. De 2011 a 2017, trabalhou no sistema socioeducativo, utilizando a metodologia de projetos  para combater a defasagem escolar.

De 2018 e 2021, trabalhou na Educação Prisional na Escola Estadual Estevão Pinto, lecionando para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e desenvolvendo projetos que integravam o desenvolvimento de habilidades escolares e sócio emocionais. Durante a pandemia, participou do Projeto Cartas e desenvolveu um projeto de acolhimento na Escola Estadual Diniz das Chagas, além de iniciativas para melhorar o clima escolar com o retorno às aulas presenciais.

Em 2022, na Superintendência Regional de Ensino (SRE) A, promoveu a formação de professores para o Ensino de Uso da Biblioteca (PEUB) e orientou diretores sobre o acolhimento de estudantes egressos do socioeducativo nas escolas regulares. Coordenou o Serviço de Apoio à Inclusão na SRE Metropolitana A e, atualmente, faz parte do Núcleo Regional de Recomposição das Aprendizagens na mesma SRE.

Indicação: Câmara do Ensino Médio

Image

Carlos Roberto Jamil Cury

Carlos Roberto Jamil Cury possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado (1977) e doutorado (1979) em Educação: História, Política e Sociedade pela PUC-SP. Realizou pós-doutorados na USP (1994), na Université de Paris (1995), e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (1998-1999) em EHESS, França. Em 2011 fez um estágio posdoutoral na UFRJ, além de outro pós-doutorado junto ao Departamento de Direito da USP.

Professor titular aposentado e emérito da Faculdade de Educação da UFMG, foi pró-reitor adjunto de pesquisa. Recebeu o título de professor Honoris Causa pela UFPR e atualmente é professor adjunto na PUC-Minas, atuando na graduação e pós-graduação. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) e do Conselho Nacional de Educação (CNE), onde presidiu a Câmara de Educação Básica (CEB) duas vezes. Presidiu a CAPES em 2003 e foi membro do CTC da Educação Básica da CAPES (2009-2011). Integrou a Comissão de Educação da SBPC e seu Conselho Nacional, além da Câmara de Ciências Humanas da FAPEMIG. Atuou no Conselho Superior da CAPES e foi vice-presidente da SBPC (2018-2019).

Com ampla experiência em Direito à Educação, atua em temas como Lei de Diretrizes e Bases, Política e Legislação Educacional e Educação de Jovens e Adultos. Pesquisador Sênior do CNPq, possui 57 anos de experiência como professor.

Indicação: Câmara do Ensino Superior

Image

Jussara Maria de Carvalho Guimarães

A professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães possui sólida formação acadêmica e vasta experiência na área da educação. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros, é mestre e doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e concluiu pós-doutorado em Sociologia da Infância pela Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Também possui especialização Lato Sensu em Supervisão Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PREPES/PUC/MG).

Ao longo de sua carreira, Jussara Guimarães coordenou programas educacionais, como o Procap e o Projeto Veredas. Foi pró-reitora adjunta e de Extensão na Unimontes. Desde 1984, atuou como Supervisora Educacional no município de Montes Claros, Secretária Adjunta de Educação e Coordenadora Pedagógica na Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG/SEBRAE).

Na Unimontes, além de ser professora do Curso de Pedagogia, coordenou projetos do Ministério do Desenvolvimento Social, como a Capacitação de Gerentes Sociais e de Conselheiros Tutelares. Atualmente, coordena o Núcleo de Estudos das Infâncias e Adolescências (NINA). Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, atua na Câmara do Ensino Superior e na Câmara de Planos e Legislações, sendo também Vice-Presidente do CEE-MG.

Indicação: Câmara de Planos e Legislação

Image

Suely Duque Rodarte

Suely Duque Rodarte é Diretora Executiva da UNDIME MG e membro da Conspiração Mineira pela Educação desde 2009. Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Formiga/MG (1975), possui especialização em Administração e Inspeção Escolar (1985) e pós-graduação em Metodologia e Didática do Ensino (1988). Coordenou o Fórum Permanente Estadual de Educação de Minas Gerais (2008-2018) e foi Conselheira da Educação Básica e Presidente da Câmara de Ensino Fundamental do CEE/MG (2010-2017). Presidiu o ConsFUNDEB/MG (2012-2016) e a II CONAE-MG (2013-2014), além de ser Presidente da UNDIME/MG, Vice-Presidente da UNDIME Nacional e Presidente da UNDIME Regional Sudeste (2003-2009).

Foi Secretária de Educação de Campo Belo/MG (2001-2005) e de Carmo da Cachoeira/MG (2005-2009), lecionou em várias instituições de Campo Belo e implantou o curso de magistério e o Ensino Médio em Aguanil/MG. Foi Diretora da Escola Estadual Pe. Alberto Fuger (1986-1992), da Escola Clínica da APAE (1992-1995) e Gerente do CAT/SESI Ely Poli (1996-2000).

Fundadora e primeira presidente da Associação de Amigas da Santa Casa de Campo Belo (AAMISC) em 1999, participou de congressos de educação em Havana, Lisboa, Porto e Londres. Suely Rodarte tem vasta experiência em gestão educacional e participação ativa em conselhos e fóruns.

Indicação: Plenário

Image
A cerimônia completa está disponível no canal do CEE/MG no Youtube, e pode ser acessada por meio do link: https://www.youtube.com/live/FWvxSa78B4s

Rua Rio de Janeiro, 2418

Bairro Lourdes

Belo Horizonte / MG - CEP 30160-042

Telefone: (31) 3071-4750

Temos 48 visitantes e Nenhum membro online