CEE-MG participa de evento do "Agosto Lilás" para fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres

Representante do CEE-MG reforça a importância da educação nas ações de conscientização e por meio de iniciativas coordenadas de orientação à população sobre os direitos e garantias fundamentais das mulheres

O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) esteve presente no evento “Agosto Lilás: Quebre o Ciclo da Violência”, realizado na quarta-feira (21/08) no Auditório JK da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Promovido pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), com o apoio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), o encontro reuniu mais de 450 servidores e parceiros para debater soluções, políticas públicas e estratégias de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Parte da campanha Agosto Lilás, o evento teve como objetivo conscientizar sobre a proteção das mulheres e o combate à violência doméstica. Entre os temas discutidos estavam as medidas de proteção para vítimas de violência, boas práticas nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), articulação da rede de enfrentamento à violência, e a operacionalização de serviços especializados promovidos pela Subsecretaria de Política dos Direitos das Mulheres (SubPDM).

Durante o evento, o Governo de Minas anunciou a criação da Diretoria Estadual de Gestão das Delegacias de Atendimento à Mulher, responsável por coordenar as políticas de prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres em todo o estado.

Representantes do poder público reforçaram a necessidade de uma atuação integrada entre governo, sociedade civil e forças de segurança para superar o grave cenário da violência doméstica. A chefe da PCMG, Letícia Gamboge, destacou a importância da cooperação entre setores. “Estamos aqui reunindo mais de 450 servidores da PCMG, da Sedese, da Segov e parceiros de outras entidades que compõem a rede estadual de enfrentamento à violência contra a mulher, para que juntos construamos as melhores alternativas e soluções”, afirmou.

Anna Peragallos, Assessora da Presidência do CEE-MG e representante do Conselho no evento, reflete sobre o papel da educação no combate à violência de gênero. "Evento muito importante promovido pela Polícia Civil. Reforçou a necessidade da atuação em rede para o enfrentamento à violência contra a mulher. As palestras provocaram uma reflexão sobre como a educação é importante nesse enfrentamento, podendo contribuir, por exemplo, por meio de campanhas de conscientização com foco na transformação cultural para erradicar a violência de gênero e por meio de ações coordenadas de orientação e informação à população sobre os direitos e garantias fundamentais das mulheres”, destacou.

A violência doméstica e familiar contra a mulher é uma questão social grave e persistente. O Agosto Lilás integra diversas ações voltadas à conscientização e ao fortalecimento da rede de enfrentamento à violência, promovendo um trabalho intersetorial para acolher e proteger as vítimas. A criação da nova diretoria de gestão das Delegacias de Atendimento à Mulher representa um importante avanço, oferecendo uma estrutura mais organizada para coordenar as políticas públicas nessa área.

Durante o evento, também foi reforçada a importância dos serviços especializados de atendimento às vítimas de violência, como o Centro de Referência da Mulher (Cerna), que oferece suporte psicológico, social e jurídico. O Cerna realiza a escuta ativa das vítimas, registra as violações de direitos, avalia os riscos e elabora um Plano de Acompanhamento Pessoal para ajudar as mulheres a romperem o ciclo de violência. O atendimento pode ser solicitado pelos telefones (31) 3270-3235 ou (31) 3270-3296, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para mais informações sobre o Cerna, clique AQUI.

Rua Rio de Janeiro, 2418

Bairro Lourdes

Belo Horizonte / MG - CEP 30160-042

Telefone: (31) 3071-4750

Temos 56 visitantes e Nenhum membro online