CEE-MG debate qualidade e regulação da educação técnica em encontro em Belo Horizonte

Evento abordou diretrizes e estrutura da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, com foco na atualização e monitoramento do SISTEC

Entre os dias 1 e 3 de outubro de 2024, Belo Horizonte foi palco do "Encontro Técnico - Qualidade e Regulação na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Desafios e Perspectivas". O evento, que contou com a participação de representantes do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, foi realizado em parceria com a Superintendência de Regulação e Inspeção Escolar, reunindo coordenadores de inspeção e inspetores escolares das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de todo o estado, os membros da Coordenação EPT/SISTEC (CEE-MG).

O encontro, sediado no Hotel Radisson Blue/BH, foi dedicado à análise das diretrizes e da estrutura da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, com foco especial na atualização e no monitoramento do SISTEC, que é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, instituído pelo Governo Federal para registro e controle dos dados da EPT no país, garantindo validade nacional aos diplomas dos Cursos Técnicos de Nível Médio, formação inicial e continuada ou qualificação profissional, em todas as suas formas e modalidades de ensino.

Durante os três dias de atividades, os participantes debateram formas de fortalecer o controle e a supervisão dos Cursos Técnicos, buscando assegurar que eles estejam alinhados às exigências legais e às necessidades do mercado de trabalho. As discussões também abordaram a importância da regulação eficaz e do acompanhamento contínuo, garantindo que as instituições privadas possam atingir elevados padrões de ensino.

O evento, que ocorreu nos dias 01, 02 e 03 de outubro, das 8h às 17h, proporcionou um espaço de troca de experiências e conhecimento entre os profissionais da área educacional. O Conselho Estadual de Educação teve um papel de destaque, contribuindo com perspectivas estratégicas e reforçando a importância da regulação para o desenvolvimento de uma Educação Técnica de excelência no estado.

Ao final, o encontro reafirmou o compromisso de todos os envolvidos com a melhoria contínua da qualidade da Educação Profissional Técnica em Minas Gerais, destacando o papel essencial da supervisão educacional no cumprimento das normativas e na promoção de uma formação sólida e de qualidade para os estudantes.

Programação - Dia 1º de outubro

8h - Credenciamento e abertura do encontro

Início das atividades com o credenciamento dos participantes e abertura oficial do evento.

8h30min - Estrutura e funcionamento dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio

Apresentação sobre a organização e operação dos cursos técnicos de nível médio.

10h às 12h - Organização dos cursos técnicos - plano de curso

Discussão detalhada sobre a estruturação dos cursos técnicos e elaboração do plano de curso.

13h30min - Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) - Apresentação e discussão sobre o Sistec, continuando após o coffee break até o encerramento às 17h.

Programação - Dia 02 de outubro

8h - Orientações sobre o processo de autorização de funcionamento dos cursos

Início das atividades com orientações sobre o processo de autorização de funcionamento dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, continuando após o coffee break até 12h.

13h30min - Orientações sobre a regularidade e acompanhamento da vida escolar dos estudantes

Apresentação sobre a regularidade e acompanhamento da vida escolar dos estudantes dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, continuando após o coffee break até o encerramento às 17h.

17h - Encerramento

Programação - Dia 03 de outubro

8h - A habilitação docente para a oferta dos cursos

Início das atividades com discussão sobre a habilitação docente para a oferta dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

10h às 12h - Papel da inspeção escolar no Projeto Trilhas de Futuro

Apresentação sobre o papel da inspeção escolar no acompanhamento das instituições educacionais do Projeto Trilhas de Futuro.

13h30min - Papel da Inspeção Escolar no acompanhamento das instituições e cursos Discussão sobre o papel da Inspeção Escolar no acompanhamento das instituições e cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, continuando após o coffee break até o encerramento às 17h.

17h - Encerramento