XLIV Reunião Plenária Nacional do CODISE São Luiz do Maranhão, 22 e 23 de junho de 2023


Nos dias 22 e 23 de junho deste ano, ocorreu, em São Luiz do Maranhão, a XLIV Reunião Plenária Nacional, encontro de diretores e secretários dos Conselhos Estaduais de Educação, promovido pelo Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselhos Estaduais de Educação - CODISE, realizado, no primeiro semestre deste ano, pelo Conselho de Educação do Maranhão.

O Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselhos de Educação - CODISE é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, representado pelos Diretores e Secretários dos Conselhos de Educação, com o objetivo de integrar as administrações, estreitar as relações, promover o intercâmbio de experiências e estudos e outras ações entre os Conselhos Estaduais de Educação. Mas, principalmente, discutir e propor encaminhamentos sobre assuntos relevantes para a educação brasileira, além de compartilhar experiências do cotidiano de cada colegiado.

O CODISE reúne-se, ordinariamente, em Plenária, 02 (duas) vezes por ano e, extraordinariamente, por convocação do presidente ou por iniciativa de, no mínimo, um terço dos seus membros.

Neste evento foram debatidos temas educacionais de extrema relevância para os Conselhos de Educação de todo o País, realizados encaminhamentos sobre assuntos inerentes à educação brasileira e compartilhados experiências exitosas entre os entes federativos, a partir dos trabalhos realizados pelas equipes técnicas e dos colegiados de cada Conselho de Educação e desafios vivenciados no cotidiano desses órgãos reguladores da educação.

A participação do Conselho Estadual de Minas Gerais contou com a apresentação do tema “Educação Profissional e Tecnológica: Certificação Profissional, Re-Saber e Notório Saber”, pela Superintendente da Superintendente Técnica, Daniela Fabianne Faria Silva, e a presença do Sr. Renato Lopes, assessor da Superintendência Executiva.

            A Superintendente Daniela Fabianne ressaltou que “estes encontros são valiosos para fortalecer o regime de colaboração, fomentando a articulação entre os sistemas estaduais de ensino, por meio dos seus Conselhos de Educação, o que possibilita maior integração, compartilhamento do que cada conselho tem consolidado de conhecimentos regulatórios, além dos desafios e dificuldades vivenciados por cada um. O pós-pandemia tem demandado, cada vez mais, o enfrentamento de situações e questões, anteriormente não vivenciadas, reflexões sobre o caráter regulatório no contexto de exceção, além de todos os desdobramentos decorrentes da suspensão e da retomada das atividades presenciais, dentre outros. Assim, são de extrema importância esses momentos e que, cada vez mais, sejam promovidas e incentivadas a interação e a atuação colaborativa entre os colegiados, com vistas à discussão de alternativas em prol da política educacional. ”
 
 
 
 
 

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