Aniversário de 60 anos e Prêmio Heley de Abreu são celebrados em evento na Biblioteca Pública de Minas Gerais


No dia 23 de outubro de 2023 foi celebrado o aniversário de 60 anos do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE), junto da solenidade de entrega do Prêmio Heley de Abreu Silva Batista – Edição 2023, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.
 
Após o hino nacional, interpretado pelos alunos Bernardo Martins e Cícero Santos, da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), o discurso de honra foi feito pelo Exmo. Vice-Governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões de Almeida. Sua fala enalteceu como a atuação de Heley de Abreu foi um ato de heroísmo singular, que na sua racionalidade, contra o instinto de autopreservação, sacrificou a própria vida em defesa dos seus estudantes. Em comparação, considerando a dedicação de boa parte de suas vidas ao desenvolvimento dos seus alunos, o Vice-Governador comentou sobre todo o professorado: “No fundo todas as expectativas que nós temos na educação como mecanismo de transformação se resumem na expectativa que nós temos da capacidade dos nossos professores de influir de forma decisiva sobre o que os alunos serão no futuro. ” O uniforme, o transporte, os salários, as condições das escolas, tudo é necessário, mas a potência de cada aluno, transforma-se pela ação do professor, para Minas Gerais e para o Brasil se tornarem o que podem ser, disse em seu pronunciamento. O Professor Mateus parabenizou o Conselho pelo seu aniversário, na comemoração do impacto positivo na vida das pessoas por intermédio da atuação na área educacional.
 
Igor de Alvarenga, Secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, manifestou-se na sequência, cumprimentando os membros da mesa pelo aniversário de 60 anos do CEE, apontando a honra concedida pela presença de autoridades no auditório em reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo desse período de atuação do Conselho. “O trabalho da Secretaria é para os estudantes, nos municípios e nas escolas estaduais ou privadas, terem orgulho da educação de Minas Gerais, pois nosso lema é que todos são estudantes em Minas Gerais”.
 
Já Galdina de Souza Arrais, coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-MG), falou da parceria com o CEE ao longo dos últimos anos, que abriu as portas para estabelecer uma escuta e um diálogo, para construir uma melhor maneira de cumprir com o objetivo da educação acontecer de forma adequada nas salas de aula, por meio das normativas e da preservação do direito à educação de qualidade. Na sequência, Ednamar Cardoso Assunção, Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (UNDIME-MG), reforçou o papel dos professores na dedicação aos seus estudantes, mesmo diante das consequências da pandemia e dos desafios da violência, com exemplo de grandes nomes, como da Professora Heley de Abreu e das pessoas homenageadas com a medalha em sua memória.
 
No seu discurso, o Presidente do Conselho Estadual de Educação, Felipe Michel Braga, saudou todos os presentes, destacando àqueles que escolheram trabalhar com educação, experimentando sua presença no mundo por intermédio da nobre missão de promover aprendizagens, construir políticas educacionais e disseminar o conhecimento. Em suas palavras, essa é a forma de realizar a missão e visão do CEE: “aprender e ensinar, cuidar e promover, inspirar e orientar, com o sistema, os passos nessa jornada em prol da educação mineira, de qualidade social, para todas e todos, uma educação viabilizadora de sonhos e de projetos de vida”.
 
O evento contou com a apresentação de um vídeo institucional do CEE-MG, seguido por uma homenagem aos servidores há mais tempo em atividade no Conselho, que receberam uma salva de palmas da plateia e um presente das mãos da Conselheira Zuleica Ávila, como agradecimento a todos aqueles que já atuaram e atuam no Conselho.
 
Na sequência, a Conselheira Dirce Efigênia Brito Lopes e Oliveira apresentou a segunda edição da Revista Educação e Legislações, ano de 2023, da qual foi a editora master. A revista encontra-se disponível para download no site do Conselho e reúne o histórico de manifestações e pareceres do órgão colegiado ao longo do último ano, além de artigos e textos produzidos pela comunidade acadêmica de Minas Gerais.
 
A partir deste momento, foi realizada a entrega do Prêmio Heley, instituído pelo Conselho Estadual de Educação, por intermédio da Resolução CEE nº 491/2022 e concedido anualmente a cinco personalidades que mereçam especial destaque pela defesa e promoção da educação em Minas Gerais. O prêmio leva o nome da professora Heley de Abreu Silva Batista, nascida na cidade de Montes Claros, mãe de quatro filhos, formada em pedagogia com especialização em educação inclusiva, que atuou em escolas municipais e na zona rural no norte do estado, tendo encerrado, de forma muito precoce, sua carreira na Creche Gente Inocente, em Janaúba, fazendo aquilo de que mais gostava: dedicar-se a educar e proteger as crianças. Foi lá que deu a própria vida, em um ato de heroísmo, para salvar seus alunos, em 5 de outubro de 2017.
 
A Conselheira Ivonice Rocha, Presidente da Câmara de Ensino Fundamental, junto da Conselheira Bruna Morato e de Roberta Rodrigues Martins Vieira, Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, entregaram o prêmio, pela Câmara de Ensino Fundamental, para a senhora Maria do Carmo Menicucci, ex-Conselheira do CEE e que teve, entre várias funções ao longo da sua carreira, uma destacada atuação pela defesa e promoção da educação especial em Minas Gerais.
 
Já a presidente da Câmara de Ensino Médio e Vice-Presidente do Conselho, Girlaine Figueiró Oliveira, em conjunto com a Superintendente Regional da SRE Metropolitana A, Rosa Reis, e da Exma. Secretária Adjunta de Estado da Educação, Geniana Guimarães Faria, fizeram a entrega do prêmio, pela Câmara de Ensino Médio, para a agraciada Josiane Félix, cuja trajetória, como coordenadora de projetos no socioeducativo e para estudantes em privação de liberdade, como professora e como especialista em educação, trouxeram emoção a todos os presentes, no seu inspirado discurso de agradecimento, destacando seu papel como professora, mulher preta e incansável educadora.
 
Na entrega do prêmio pela Câmara de Ensino Superior, a Presidente da Câmara, Professora
Jacqueline Gonçalves, a reitora da UEMG, Lavínia Rodrigues, e o Conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Valseni Braga, agraciaram o Professor Carlos Roberto Jamil Cury, ex-Conselheiro no CEE e no CNE, com destacada carreira como professor da UFMG e da PUC-MG, representado na cerimônia por sua filha, Roberta Cury Kawencki.
 
Pela Câmara de Planos e Legislação, o seu Presidente, Professor Emerson de Castro, acompanhado da Conselheira Professora Dirce Efigênia, e de Galdina Arraes, presidente da UNCME-MG, condecoraram a Professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, ex-conselheira e ex-Vice-Presidente do CEE, tendo discursado sobre sua paixão pela educação, desde os tempos de professora na zona rural de Montes Claros, como diretora escolar, secretária adjunta de educação na cidade de Montes Claros, como professora e pró-reitora de extensão da Unimontes, até seu período como Conselheira no CEE, quando teve a oportunidade de contribuir com a construção e revisão de muitas das mais importantes normativas do Sistema de Ensino do Estado de Minas Gerais.
 
No encerramento da entrega do prêmio, em nome do Plenário do Conselho Estadual de Educação, o presidente do colegiado, Professor Felipe Michel Braga, a Presidente da Undime-MG, Ednamar Assunção, e o Secretário de Estado de Educação, Igor Alvarenga, condecoraram a agraciada Suely Duque Rodarte, secretária executiva da Undime-MG. Sua trajetória, de 57 anos dedicados à educação, tornou-a referência para os municípios mineiros e instituições estaduais e municipais voltadas para a promoção da educação, rendendo-lhe o carinhoso apelido de Dona Undime, pelos serviços e dedicação irrestrita à organização e sua missão de melhorar a oferta da educação pública em todas as cidades mineiras.
 
Acompanhe abaixo uma seleção das fotos do evento e o link com a gravação da cerimônia e solenidade.
 
Cerimônia:
 

Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais: 60 Anos - Prêmio Heley

Rua Rio de Janeiro, 2418

Bairro Lourdes

Belo Horizonte / MG - CEP 30160-042

Telefone: (31) 3071-4750

Temos 116 visitantes e Nenhum membro online