Iniciativa da SEPLAG busca aprimorar competências e elevar a eficiência dos serviços públicos em Minas Gerais por meio de ações de desenvolvimento contínuo dos servidores
O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) participou, nesta sexta-feira, 6 de setembro, do lançamento da Política de Desenvolvimento dos Servidores do Estado de Minas Gerais, realizado na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte. Promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), o encontro reuniu representantes de diversos órgãos e instituições públicas para discutir o aprimoramento contínuo dos servidores estaduais.
Instituída pelo Decreto 48.872 de 2 de agosto de 2024, a Política de Desenvolvimento dos Servidores Públicos tem como objetivo valorizar e capacitar os servidores, promovendo o desempenho mais eficiente e a melhoria da qualidade dos serviços prestados. A iniciativa integra as avaliações de desempenho com as ações de capacitação, garantindo que as necessidades de desenvolvimento identificadas sejam atendidas por meio de formações específicas.
Fundamentada na Gestão do Desenvolvimento por Competências, a política organiza-se em três pilares: conhecimento, habilidade e atitude. Os servidores são incentivados a identificar suas próprias áreas de melhoria e transformá-las em oportunidades de aprendizado, promovendo uma evolução contínua e alinhada às metas governamentais. Além disso, o modelo fortalece a autonomia dos servidores, permitindo uma trajetória profissional mais consciente e alinhada aos objetivos do Estado.
Ângelo Viegas de Carvalho Ruas, Superintendente Executivo do CEE-MG, destacou o impacto positivo do encontro: "participar deste evento foi enriquecedor, tanto para meu aperfeiçoamento como servidor quanto como gestor público. O compartilhamento de experiências possibilitou o aprendizado de recursos e ferramentas de gestão para integrações mais estruturadas, além de orientações para o desenvolvimento efetivo do desempenho profissional com base nas competências de cada servidor. A adoção de um modelo de RH estratégico permitirá que cada órgão e instituição seja mais flexível e fortalecido, com autonomia para promover o desenvolvimento por meio de ações práticas, ajustadas às suas realidades e que incentivem a criatividade e o surgimento de novas lideranças”, concluiu.
Segundo Wilma Jane Pilhares de Faria, Coordenadora de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas do CEE-MG, "o encontro de pontos focais de desenvolvimento e desempenho, promovido pela SEPLAG-MG, em conformidade com o Decreto 48.872, de 02/08/2024, que regulamenta, incentiva e valoriza a implementação da Política de Desenvolvimento, na administração Direta, autárquica e Fundacional, proporcionou a interação entre os participantes, o compartilhamento de projetos implementados para valorização dos servidores, na qualidade das entregas e disseminação do conhecimento. As ações devem fortalecer o protagonismo do servidor em relação à sua carreira, desenvolver o autoconhecimento, identificando os valores que o conectam ao trabalho, as necessidades de mudança e o impacto de suas atribuições no seu próprio desempenho, no desenvolvimento do setor e do Órgão."
Além de capacitar os servidores, a política incentiva a inovação nos processos de trabalho, melhorando a qualidade dos serviços prestados à população e favorecendo o engajamento e o sentimento de pertencimento dos servidores em relação ao seu trabalho. Ela oferece uma visão clara da importância de suas ações na implementação de políticas e processos governamentais.
O evento incluiu palestras e atividades práticas, que destacaram o papel estratégico dos Recursos Humanos e as inovações trazidas pela Política de Desenvolvimento dos Servidores. No encerramento, uma sessão de integração foi realizada na Praça da Liberdade, promovendo a cooperação e a troca de experiências entre os servidores.