Conselho Estadual de Educação realiza formação em técnicas de negociação e reunião gerencial para encerramento do ano

 

Conselho Estadual de Educação realiza formação em técnicas de negociação e reunião gerencial para encerramento do ano

No dia 10 de dezembro de 2024, a equipe de servidores do CEE-MG reuniu-se na sede do Plug Minas, no Núcleo de Juventudes, localizado na Rua Santo Agostinho 1441, Horto, na capital, para realização de atividades coordenadas para o encerramento do ano.

Em um primeiro momento, os servidores e conselheiros convidados participaram de uma formação em serviço, com oficina de negociação oferecida pelo próprio presidente do órgão, Felipe Michel Braga. Segundo o presidente, o objetivo foi compartilhar parte dos conhecimentos de negociação que ele acessou durante o seu mestrado em Stanford, nos Estados Unidos, quando estudou Educação Internacional Comparada e aproveitou para desenvolver também competências de liderança e gestão. “Como disse uma colega minha de Santa Lúcia, um pequeno país de 120 mil habitantes da América Central, que fez o mesmo curso que eu, quando a gente estuda negociação, gestão de equipes de alta performance, comunicação organizacional, é como se tivéssemos acesso a um conteúdo que normalmente está disponível apenas o 1% mais rico da sociedade. Seja lá ou no Brasil, esse conhecimento faz muita diferença.” 

O curso de negociação abordou a teoria crítica da negociação, que compara quando é oportuno adotar posturas mais colaborativas ou mais competitivas, trazendo conceitos como a diferença entre posições e interesses, ancoragem, alavancagem, estratégias para estabelecimento de metas, valores mínimos e a melhor alternativa a um acordo negociado, da sigla BATNA, em inglês. “No nosso jargão brasileiro, o BATNA é o Plano B, a melhor alternativa em caso de uma negociação desejada fracassar”, disse o professor. Capacitados a utilizar as técnicas durante o trabalho, inclusive com simulação prática durante o exercício, os servidores saíram com uma sensação de que as relações profissionais internas e com outras organizações, poderão ser mais produtivas com esse novo conhecimento. Nas palavras da servidora Alexia Tavares: "Um dos maiores ensinamentos foi perceber que o que separa um bom negociador de um oponente menos preparado é a atenção aos detalhes. Falar menos e ouvir mais pode ser decisivo. Durante uma simulação, observei um detalhe, que tornou possível chegar a um acordo em que ambas as partes saíssem vencedoras."

Em um segundo momento, a reunião tratou das ações realizadas em 2024 e do planejamento das prioridades para 2025. Foi a sexta reunião gerencial do ano, dentro do novo Planejamento Estratégico Decenal em execução, com horizonte de 2024 a 2033. Na observação dos presentes, 2024 foi marcado pela busca de profissionalização da gestão, com o próprio planejamento estratégico e monitoramento das ações para seu alcance. Estamos em busca de usar os dados e evidências para informar a tomada de decisão, reorganizando procedimentos e equipes para atender as necessidades da sociedade e realizar melhor o trabalho do Conselho. O Coordenador de ações estratégicas, Lucas Evêncio, ressaltou que temos um conjunto de metas em apuração, que estamos medindo nossas ações de forma inovadora e inédita. Ele comentou que “há metas alcançadas, como a abertura do CEE para interação e realização de atividades com outros órgãos, bem como outras não atingidas, que mostram que há ajustes a serem feitos, com reforço de que estamos na direção certa”. O presidente reforçou que a implementação do plano é adaptativa e precisa ser perene, com responsabilização para darmos continuidade, com aprofundamento, em 2025.“Quem vai fazer esses objetivos acontecerem? Nós que vamos fazer” - encerrou o presidente. Com renovação do compromisso e responsabilidade compartilhada em relação ao propósito do CEE-MG, de garantir o direito à educação em Minas Gerais, os presentes conversaram sobre as melhores práticas para monitoramento das ações. A gestão de pessoas e a digitalização da massa documental e dos serviços do CEE-MG, por exemplo, foram realçadas como prioridades para continuar o aperfeiçoamento. E, para encerrar o ano, a equipe de conselheiros e servidores puderam celebrar as conquistas e renovar as energias para o ano que vem em um encontro com música e muita conversa boa, após o expediente.

Rua Rio de Janeiro, 2418

Bairro Lourdes

Belo Horizonte / MG - CEP 30160-042

Telefone: (31) 3071-4750

Temos 60 visitantes e Nenhum membro online