CEE-MG participa do Seminário Nacional do Ensino Médio em Brasília

Evento promove articulação entre instituições para fortalecer a implementação das novas diretrizes do Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) iniciou, nesta quarta-feira (5), em Brasília, o Seminário "Política Nacional do Ensino Médio em Regime de Colaboração no Brasil", reunindo representantes das 27 secretarias estaduais e distrital de educação para discutir a implementação da Política Nacional do Ensino Médio, estabelecida pela Lei nº 14.945/2024.

Felipe Michel Braga, Presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (FONCEDE), compôs a mesa de abertura ao lado de Cleunice Rehem,  Conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE); Hélio Daher, Secretário de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul e representante do Consed; Kátia Schweickardt, Secretária de Educação Básica do MEC; Leonardo Barchini, Secretário-Executivo do MEC; Denise Pires de Carvalho, Presidente da Capes; Márcia Angela Aguiar, Presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj); e Hugo Silva, Presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

O seminário tem como objetivo a entrega dos Planos de Ação para a Reestruturação da Política de Educação para o Ensino Médio, contemplando cada sistema estadual e o do Distrito Federal. A política busca construir um Ensino Médio de qualidade e mais equitativo para todos os estudantes brasileiros. A elaboração dos planos contou com a participação de equipes técnicas das secretarias de educação em um curso de especialização e também representantes dos conselhos de educação, que participaram de um curso de aperfeiçoamento, promovido pelo MEC em parceria com a Fundaj.

Participam do evento representantes de diversas instituições, como o Comitê de Monitoramento e Avaliação do Ensino Médio, secretarias de educação, CNE, FONCEDE, Uncme e Consed. O propósito é fortalecer a governança, mobilização e integração entre os diferentes atores da educação básica no país para garantir a implementação das novas diretrizes do Ensino Médio.

Felipe Michel Braga, presidente do CEE-MG e do Foncede, destacou que a coordenação dos trabalhos pelo MEC favoreceu a comunicação e o trabalho coletivo, nesse momento, concluindo uma etapa de planejamento para as novas revisões da oferta do Ensino Médio no país.  Os presidentes Natanael Silva, do Conselho de Pernambuco, e Elisete Machado, do Conselho do Acre, também estiveram presentes, sendo os vice-presidentes do FONCEDE nas regiões Nordeste e Norte, respectivamente.

Nos períodos vespertinos dos dias 5 e 6 de fevereiro, a programação será direcionada aos cursistas da especialização e do aperfeiçoamento. O evento ocorre no auditório do Espaço Anísio Teixeira, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.

Rua Rio de Janeiro, 2418

Bairro Lourdes

Belo Horizonte / MG - CEP 30160-042

Telefone: (31) 3071-4750

Temos 53 visitantes e Nenhum membro online