A 2ª Plenária do FONCEDE 2025 ocorreu em São Paulo, e o presidente do CEE-MG presidiu a reunião, como Presidente do FONCEDE

 

A 2ª Plenária do FONCEDE 2025 ocorreu em São Paulo, e o presidente do CEE-MG presidiu a reunião, como Presidente do FONCEDE

Nos dias 29 e 30 de maio de 2025, o Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) participou da 2ª Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (FONCEDE), realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em São Paulo. A plenária contou com a condução do presidente do FONCEDE, atual presidente do CEE-MG, Felipe Michel Braga.

O evento reuniu representantes dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação de todo o país, autoridades educacionais e especialistas, promovendo diálogos fundamentais para a construção de políticas públicas educacionais mais democráticas, equitativas e atentas aos desafios contemporâneos da educação brasileira.

Destaques do primeiro dia (29/05)

A abertura contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Educação, César Callegari, da presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, Maria Helena Castro, anfitriã da reunião, da Presidente do Conselho Municipal de Educação de São Paulo, Sueli Mondini, e do Diretor Regional do SENAI- SP, Ricardo Terra. Em seu pronunciamento, Felipe Michel Braga destacou a relevância do trabalho articulado entre os conselhos e a necessidade de fortalecimento do regime de colaboração entre União, estados e municípios.

Na sequência, a mesa sobre "Ensino Médio: normatização, implementação e avaliação" trouxe à tona os avanços e desafios da nova política curricular, com contribuições valiosas da coordenadora geral do Ensino Médio no MEC, Valdirene Alves de Oliveira, e do Presidente do Conselho Nacional de Educação, César Callegari.

Outro momento de grande relevância foi a palestra "Inteligência Artificial na Educação", com o professor Seiji Isotani (USP/Harvard), que instigou reflexões sobre os impactos éticos, pedagógicos e regulatórios do uso de IA no cotidiano escolar. A mediação foi feita pela presidente do CEE-SP, Maria Helena Castro, com participação do secretário estadual de Educação de São Paulo, Renato Feder, que trouxe perspectivas importantes sobre a implementação da IA na rede de educação de São Paulo.

Em seguida, a mesa sobre o Plano Nacional de Educação e os Planos Estaduais promoveu uma análise crítica sobre os desafios da elaboração e alinhamento dos planos decenais. Com a marcante presença do deputado federal Mendonça Filho, a mesa foi mediada pelo Presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, Osvaldir Ramos, que é vice-presidente da região Sul, e contou também com a participação da Presidente da Câmara de Educação Básica do CEE-SP, Kátia Smole, do Coordenador da Frente de Acompanhamento do PNE do CEB/FONCEDE, Presidente Álvaro Domingues, e da Diretora de Articulação com os Sistemas de Ensino, Planos Decenais, e Valorização dos Profissionais da Educação - MEC, Maria Selma Moraes Rocha. Em seguida, a pauta da formação docente foi discutida com profundidade pela professora e conselheira Bernardete Gatti, da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da USP, e Caetano Siqueira, do Movimento Profissão Docente.

Destaques do segundo dia (30/05)

Na manhã da sexta-feira, a programação abordou a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em uma mesa mediada pelo presidente Natanael Silva (CEE-PE), vice-presidente da região Nordeste, com participação do Diretor Regional do SENAI- SP, Ricardo Terra, da Diretora de Programas da Secretaria Executiva do MEC, Tassiana Carvalho, e do Diretor de Avaliação de EPT do INEP, Ricardo Cardozo. Também na mesa, o presidente Felipe Michel Braga contribuiu com uma visão crítica sobre os desafios regulatórios enfrentados pelos sistemas estaduais.

A programação contou ainda com um momento de homenagem ao ex-presidente do FONCEDE, Ricardo Tonassi, reconhecido pela sua contribuição à articulação nacional dos conselhos. O evento foi encerrado com uma reunião reservada entre os presidentes dos conselhos.

A 2ª Plenária do FONCEDE de 2025 consolidou-se como um espaço estratégico de construção colaborativa, debate qualificado e articulação interinstitucional — fundamentais para o aprimoramento das políticas educacionais no Brasil. A importância da cooperação federativa e da valorização da diversidade regional foi evidenciada durante todo o evento, e a atuação do presidente Felipe Michel reforça Minas Gerais como protagonista no cenário educacional nacional. 

Assista na íntegra:

Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1swXAphXeWk3DP656iCpbZiLHJo1ZpaUm?usp=drive_link

 

Presidentes e representantes dos Conselhos de Estaduais e Distrital de Educação

Da esquerda para a direita: Prof. Seiji Isotani, Presidente do CEE-SP, Maria Helena Castro, Presidente do CEE-MG e do FONCEDE, Felipe Michel Braga, e Presidente do CEE-PE e VP da região Nordeste, Natanael Silva

Mesa Educação Profissional e Tecnológica: desafios da oferta e regulamentação. Da esquerda para a direita: Ricardo Cardozo, Diretor de Avaliação de EPT do INEP, Ricardo Terra, Diretor Regional do SENAI- SP,  Felipe Michel Braga, Presidente do CEE-MG e do FONCEDE, Maria Helena Castro, Presidente do CEE-SP, e Natanael Silva, Presidente do CEE-PE e VP da região Nordeste

Registro da presença da ministra Cármem Lúcia, ao final da manhã de 30/05. 

Da esquerda para a direita: Ricardo Cardozo, Diretor de Avaliação de EPT do INEP, Josué Gomes, Presidente da FIESP, Cármem Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministra do Supremo Tribunal Federal, Maria Helena Castro, Presidente CEE-SP, Felipe Michel Braga, presidente CEE-MG e FONCEDE, Ricardo Terra, Diretor Regional do SENAI- SP,  e Natanael Silva, Presidente do CEE-PE e VP da região Nordeste

Mesa: Plano Nacional de Educação e Planos Estaduais: alinhamentos, desafios e perspectivas. Da esquerda para a direita: Kátia Smole, presidente da CEB CEE-SP e presidente do Instituto Reúna, Felipe Michel Braga, presidente CEE-MG e FONCEDE, Mendonça Filho, Deputado Federal, Osvaldir Ramos, presidente do CEE-SC e VP região Sul, Renato Féder, Secretário Estadual de Educação de São Paulo, e Álvaro Domingues, presidente do CEDF e coordenador da Frente do FONCEDE de Acompanhamento do Plano Nacional e dos Planos Estaduais de Educação 

Kátia Smole, presidente da CEB CEE-SP e presidente do Instituto Reúna, Girlaine Figueiró, Vice-Presidente do CEE-MG, Felipe Michel Braga, presidente CEE-MG e FONCEDE, Maria Helena Castro, Presidente CEE-SP, Sueli Mondini, Presidente do Conselho Municipal de Educação de São Paulo, Prof. Francisco Cordão, ex-presidente do CEE-SP, César Callegari, presidente do Conselho Nacional de Educação, Ricardo Terra, Diretor Regional do SENAI- SP, Cássia Regina Souza da Cruz,  gerente de Educação do SENAI-SP.

Mesa de Abertura. Da esquerda para a direita: César Callegari, presidente do Conselho Nacional de Educação, Felipe Michel Braga, presidente CEE-MG e FONCEDE, Ricardo Terra, Diretor Regional do SENAI- SP,  Maria Helena Castro, Presidente CEE-SP, e Sueli Mondini, Presidente do Conselho Municipal de Educação de São Paulo. 

 

Mesa Formação Docente. Da esquerda para a direita: Felipe Michel Braga, presidente CEE-MG e FONCEDE, Bernardete Gatti, conselheira do CEE-SP e titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da USP, Celi Corrêa Neres, Presidente do Conselho Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul, vinculada à UEMS, e VP da região Centro-Oeste, e Caetano Siqueira, Coordenador Executivo do Movimento Profissão Docente 

 

Da esquerda para direita: Felipe Michel Braga, presidente CEE-MG e FONCEDE, Sara Vitral Rezende, servidora do CEE-MG e Secretária Geral do FONCEDE, e Girlaine Figueiró, Vice-Presidente do CEE-MG.

Felipe Michel Braga, presidente CEE-MG e FONCEDE, e Maria Helena Castro, Presidente CEE-SP.



Rua Rio de Janeiro, 2418

Bairro Lourdes

Belo Horizonte / MG - CEP 30160-042

Telefone: (31) 3071-4750

Temos 109 visitantes e Nenhum membro online