Lina Kátia Mesquita de Oliveira
Lina Kátia Mesquita de Oliveira possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Iniciou sua carreira na década de 1980, como professora do Ensino Fundamental, lecionando em instituições como o Educandário Barroso Irmãos e o Colégio Mariano Procópio.
Foi diretora da Escola Estadual Professor Gabriel Arcanjo Mendonça e da Escola Municipal Raul Saraiva Ribeiro. No Ensino Superior, atuou como professora no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora Sociedade Propagadora Esdeva. Na Secretaria Municipal de Educação de Betim, foi professora da rede e Secretária Municipal de Educação. Atuou também como conselheira na Câmara do Ensino Fundamental do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG).
Atualmente, coordena a unidade de avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF). Com vasta experiência em avaliação de sistemas, instituições, planos e programas educacionais, sua atuação se concentra principalmente nos temas de avaliação, educação, políticas públicas, escala de proficiência e educação matemática. Ao longo de sua trajetória, Lina Kátia consolidou uma carreira irretocável, marcada por significativa contribuição para a educação mineira.
Luciene Alves dos Santos (Liça Pataxoop)
Liça Pataxoop é professora de Uso do Território na Escola Estadual Pataxó Muã Mimatxi, escola indígena localizada na Aldeia Pataxó Muã Mimatxi, no distrito de Lamounier, município de Itapecerica.
A professora se destaca no processo de alfabetização das crianças e jovens pela utilização de músicas, cantos e livros, em colaboração com a comunidade.
Em suas aulas, Liça aborda temas fundamentais que envolvem a relação dos povos indígenas com seu território, seguindo a proposta curricular específica para cada povo indígena. Entre os tópicos explorados, estão: História; Divisão do Território; Uso Sustentável dos Recursos Naturais; Direitos Territoriais; Educação Ambiental; Identidade e Cultura.
Os conteúdos são abordados de forma a valorizar e preservar o conhecimento tradicional e a cultura dos povos indígenas, assegurando que os estudantes compreendam a importância do território para a identidade e a sustentabilidade da comunidade.
Indicação: Câmara do Ensino Médio
José Januzzi de Souza Reis
José Januzzi de Souza Reis é professor e consultor educacional com ampla experiência na educação e gestão acadêmica. Foi Consultor da Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (UNINCOR), onde recebeu o título de Doutor Honoris Causa, e atuou como Administrador Geral do Campus Universitário de Betim da UNINCOR. No Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG), presidiu as Câmaras de Planos e Legislação e de Ensino Médio. Também foi Vice-Presidente do Conselho Consultivo Estadual da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) em Minas Gerais.
Formado em Direito pela Universidade de Itaúna e em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas), com pós-graduação em Administração, Legislação de Ensino e Direito de Família, José Januzzi foi agraciado com honrarias e o título de Cidadão Honorário em cidades como Funilândia, Contagem e Betim. Foi Professor Honoris Causa pela Universidade de Alfenas (UNIFENAS) e pela Faculdade Cenecista de Varginha (FACECA).
Durante sua carreira, atuou como Secretário Geral da PUCMinas, Secretário Municipal da Educação e da Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Contagem-MG, além de Chefe de Gabinete da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Recebeu diversas honrarias, incluindo a Medalha de Honra da Inconfidência e a Grande Medalha do Mérito Educacional do Estado de Minas Gerais, em reconhecimento à sua contribuição à educação no estado.
Indicação: Câmara do Ensino Superior
Marco Antônio de Resende
Graduou-se em Matemática pela Universidade de Filosofia, Ciências e Letras de Formiga em 1998. Sua trajetória na educação teve início em 1993, quando começou a atuar como professor de Práticas Agrícolas na Escola Estadual de São Joaquim de Bicas (atual Escola Estadual Geralda Eugênia). Em 1999, foi eleito diretor da escola pela comunidade escolar.
Servidor de carreira da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) desde 2001, assumiu em 2004 a Diretoria de Organização e Atendimento Escolar, permanecendo à frente da diretoria até hoje, mesmo com as várias alterações em sua estrutura ao longo dos anos. No mesmo ano, foi efetivado como professor na Secretaria de Educação de Contagem, onde leciona Matemática na Educação de Jovens e Adultos.
Atualmente, é mestrando em Educação e tem mais de 20 anos de experiência como diretor na SEE. Ao longo de sua carreira, tem sido reconhecido por seu conhecimento das normas educacionais e por sua dedicação ao Sistema de Ensino de Minas Gerais. Eleito por unanimidade pela Câmara de Planos e Legislação (CPL), é frequentemente elogiado por sua equipe, que destaca suas habilidades de liderança e comprometimento, características que fazem com que muitos servidores almejem compor a diretoria sob sua gestão. Além disso, sua dedicação à família é igualmente reconhecida.
Indicação: Câmara de Planos e Legislação
Maria Guilhermina Nogueira
Graduada em Pedagogia com especialização em Inspeção Escolar pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1976. Iniciou sua carreira no ensino público como Professora Primária, com lotação na Escola Estadual Amélia Josefina Keesen. No mesmo ano, passou a atuar na 1ª Delegacia Regional de Ensino, hoje Superintendência Regional de Ensino, e, em 1981, foi nomeada para o cargo efetivo de Pedagogista.
Em 1990, ingressou no Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG), onde ocupou o cargo de Assistente Administrativo, sendo promovida ao cargo de Diretora II em 2001. Sua aposentadoria no cargo efetivo foi publicada em dezembro de 2014, mas ela continuou atuando como Superintendente Técnica do CEE até dezembro de 2016.
Maria Guilhermina é reconhecida por ser uma pessoa íntegra, discreta, competente, responsável, delicada e possuidora de inúmeras outras qualidades. Sempre atuou na área da educação com profissionalismo e ética. Atendia com respeito a todos que procurassem o Conselho em busca de informações ou orientações em matéria de ensino. Participou de diversas comissões de avaliação de cursos superiores em instituições educacionais de Minas Gerais e representou o CEE-MG como Superintendente Técnica em reuniões do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselhos de Educação (CODISE), realizadas em vários estados.
Indicação: Plenário