1ª Oficina de Planejamento Estratégico decenal é realizada pela Fundação João Pinheiro com servidores e conselheiros na Pampulha



No dia 25 de outubro de 2023, foi realizada a 1ª Oficina de Planejamento Estratégico decenal do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE), na sede da Fundação João Pinheiro, na Pampulha. A Oficina consolida o início da segunda etapa de execução do Planejamento Estratégico decenal do Conselho, que teve como primeira etapa a realização de um diagnóstico institucional, que orienta a organização do restante do planejamento. Esta realização é fruto de parceria com a Fundação João Pinheiro, responsável pela organização da Oficina.
 
O encontro contou com a participação de mais de 30 servidores e conselheiros, e teve como objetivo apresentar o Diagnóstico Institucional realizado, e construir e revisitar, de forma coletiva e colaborativa, o Propósito, a Missão e a Visão do CEE. Durante a Oficina, foram alinhados conceitos importantes para o trabalho do grupo, e reforçado que o Planejamento Estratégico é uma aposta no futuro desejado, a partir do estabelecimento da melhor direção a ser seguida pela instituição, de forma inovadora e diferenciada, minimizando os riscos na tomada de decisão, e é um processo contínuo, sistemático e organizado. Após este primeiro momento de alinhamento, foi apresentado o Diagnóstico Institucional, baseado em 16 entrevistas realizadas, com atores internos e externos ao Conselho.
 
No segundo bloco, foi iniciada a apresentação sobre a identidade institucional. Da mesma forma, foram apresentados os conceitos importantes neste âmbito e depois, coletivamente, foi sendo pensado e construído o Propósito, e depois revisadas a Visão e a Missão do CEE.
 
Ao fim da Oficina foram apresentadas, então, novas propostas de Propósito, Missão e Visão para o órgão, propostas estas que estão sendo reanalisadas pelos servidores e conselheiros, para serem finalizadas na próxima Oficina, durante a qual revistaremos também os Valores do CEE. Com esta primeira Oficina demos o pontapé inicial para a construção coletiva e efetivamente colaborativa de um Planejamento Estratégico Decenal para o Conselho.
 

Rua Rio de Janeiro, 2418

Bairro Lourdes

Belo Horizonte / MG - CEP 30160-042

Telefone: (31) 3071-4750

Temos 535 visitantes e Nenhum membro online