Conselho recebe homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais por seus 60 anos


O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) recebeu homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na noite de 16 de novembro de 2023. Por iniciativa do Sr. Deputado Betinho Pinto Coelho, foi realizada reunião especial em homenagem aos 60 anos do Conselho, tendo em vista que sua instalação se deu no dia 12 de janeiro de 1963, por intermédio do Decreto Estadual nº 6.659, de 24 de agosto de 1962.

A presidente da sessão, Sra. Deputada Ione Pinheiro, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Deputado Tadeu Martins Leite, realizou a abertura do evento, e representou também o Sr. Deputado Betinho, que não pôde estar presente. Em seu discurso, a Deputada Ione Pinheiro fez referência ao caráter conciliador e amigo do Deputado Betinho, e formalizou uma homenagem ao seu pai, o Ex-Governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho. Além disso, explicitou sua emoção de fazer a homenagem ao Conselho, onde sua mãe, Irene Pinheiro, atuou por muitos anos. O Sr. Deputado Betinho Pinto Coelho, em seu discurso, proferido pela Sra. Ione Pinheiro, chamou atenção para a dedicação, comprometimento e excelência do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, e para seu importante papel de guardião da qualidade, da equidade, e do compromisso com o sistema educacional em Minas Gerais. Se referindo à sua mãe, que foi professora, pedagoga, escritora e Vice-Reitora da UEMG, a Deputada Ione lembrou da importância da educação como pedra angular para o progresso e prosperidade de um povo. Saudando o Presidente Felipe Michel, e aos que o antecederam, em nome do professor Luiz Viegas de Carvalho, complementou: “Nestes 60 anos de história, o nobre Conselho mostrou que, ao unir esforços e trabalhar juntos, somos capazes de superar desafios, de inspirar inovação, e de promover uma educação de qualidade para todos os cidadãos. ”

O Presidente do CEE-MG, Sr. Felipe Michel Braga, discursou em seguida. Cumprimentou a mesa e os presentes, reforçando que a história do Conselho é construída a muitas mãos, e por muitas instituições, e que recebe a homenagem ao Conselho em nome de todos que trabalham e trabalharam no CEE-MG ao longo destes 60 anos de história. Ele destacou que está sendo elaborado o Planejamento Estratégico de Longo Prazo do Conselho Estadual de educação, a fim de sonhar o futuro, respeitando muito o passado. “Nós temos altas expectativas, de que todos e todas as estudantes em Minas Gerais recebam uma educação de excelência, para realizarem-se como pessoas e profissionais, para contribuírem para o desenvolvimento social, econômico e cultural do nosso estado. Ao cumprirmos com nossas atividades geramos confiança nas escolas e nas redes de ensino, bem como entre organizações que atuam na defesa e promoção do direito à educação em toda Minas Gerais. E confiança é fundamental para a qualidade das relações, para alcançar novos e melhores patamares de atuação. ”

Compuseram também a mesa a Vice-Presidente do CEE, Sra. Girlaine Figueiró Oliveira, o Presidente do SINEPE-MG, Sr. Winder Almeida Souza, o Vice-Presidente do SINEPE-MG e pró-reitor da PUC-MINAS, Sr. Eugênio Batista Leite, e a delegada da Polícia Civil, Sra. Larissa Maia Campos Sales. Estavam presentes, dentre outros, a Sra. Tenente Coronel Ana Paula, diretora administrativa dos Colégios Tiradentes da Polícia Militar da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Sra. Naila Garcia Mourthé, diretora da Escola de Contas do Tribunal de Contas de Minas Gerais, a Conselheira Maria Mirtes de Paula, Presidente do Conselho do Fundeb em Minas Gerais, Sra. Eliane Turra, representando o diretório do Partido Novo em Minas Gerais, Sra. Rosa Reis, Superintendente Regional de Ensino da Regional Metropolitana A, Sra. Cláudia Lara, Superintendente Regional de Ensino da Regional Metropolitana C, conselheiros e servidores do Conselho.

Placa alusiva à homenagem feita ao Conselho foi entregue pela Deputada Ione Pinheiro ao Presidente Felipe Michel, representando, neste ato, o Presidente da ALMG, Deputado Tadeu Martins Leite, e o Deputado Betinho Pinto Coelho, autor do requerimento. A placa contém os seguintes dizeres:

“Com o surgimento, em 1961, da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nascem os Conselhos de Educação, e o ensino passa a ser regulamentado por educadores. Pouco tempo depois, em janeiro de 63, é instalado o Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG). Orientado pelo propósito de promover a excelência do ensino, o CEE-MG, por meio de ações de normatização, planejamento, coordenação, controle e fiscalização, tem prestado inestimável contribuição para o desenvolvimento educacional do estado. A Assembleia Legislativa homenageia o Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais pelos seus 60 anos de existência e por sua inequívoca relevância para a sociedade. ”

Caminhando para o final da solenidade, a Deputada Ione Pinheiro, proferiu o discurso do Presidente da ALMG, Deputado Tadeu Martins Leite, que salientou a importância da educação para o desenvolvimento social, e, citando o Professor William Arthur Lewis, Prêmio Nobel de Economia, reforça que “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido. ” O deputado parabenizou e agradeceu aos membros do Conselho e seus servidores, pelo valioso trabalho desempenhado para a sociedade mineira. Após este discurso final, foi encerrada a reunião, conforme protocolo, pela Sra. Deputada Ione Pinheiro.

Ao final do evento, os conselheiros e servidores receberam os parabéns dos demais presentes, com a alegria da celebração desta atividade e honrados pela homenagem da Assembleia Legislativa.

Acompanhe abaixo uma seleção das fotos do evento e o link com a gravação da cerimônia e solenidade.
 
Cerimônia:
 

Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais: 60 Anos - ALMG

Rua Rio de Janeiro, 2418

Bairro Lourdes

Belo Horizonte / MG - CEP 30160-042

Telefone: (31) 3071-4750

Temos 100 visitantes e Nenhum membro online